sábado, 23 de abril de 2016

Feliz aniversário

“Aos olhos da sociedade mais um bandido”

09 abril de 2016 periferia de Fortaleza, tinha tudo pra ser um final de semana normal, afinal de contas era véspera do dia 10. Pela manhã vou a uma reunião de planejamento do grupo de estudos que participo, o GEMA, na escola Adauto Bezerra, que fica no bairro de Fátima, pra planejar um ciclo de estudos sobre a cidade de Fortaleza. No caminho até a parada passa por mim motos do Raio, eu meu subconsciente penso logo “vão me parar”, mas não ocorre acho que pelo fato de eu estar com uma blusa que fazia referência a UECE me fazia menos suspeito.

Pela tarde fui convidado por uma amiga minha, Daniela, a participar de uma roda de conversa sobre feminismo Negro na escola realizada pelo Movimento Hip Hop – Nós por nós na 2 de Maio,  lá conversamos sobre várias questões um espaço muito rico de informações: o processo histórico do movimento feminista, a relação com a mulher negra nesse processo até a chegada dos dias de hoje. Espaços esses são extremamente necessários nas escolas publicas das periferias de Fortaleza, para o empoderamento, conhecimento, de tudo ao seu redor.

Pois bem, depois de um dia riquíssimo de informação super de boas, venho eu com mais 3 meninas caminhando tranquilamente pelo Jardim União quando me despeço delas e entro na rua Silvanira de Jesus...
Eu vejo o raio
O Raio me vê
- Deita, deita, deita, Vagabundo...

Desta vez eu não espera ser parado.

Feliz aniversário, grande Diego (legenda por Lucas)
Na periferia me torno sempre suspeito, saio de uma conversa de um movimento social e quando viro a “esquina” dou de cara com a realidade debatida na roda de conversa. Não foi a primeira vez e sei que infelizmente não será a última. No Brasil não existe racismo NÉ? Ah ta certo.


Esse foi meu presente de aniversário antecipado já que dia 10 de abril completei 24 anos. Mas felizmente tenho ótimos amigos, companheiros que me fazem esquecer do fim de tarde.

Por Diego





Nenhum comentário:

Postar um comentário