domingo, 21 de fevereiro de 2016

A vida é um desafio - Diego Costa

Imagem: João Paulo Brandão
O que é ser negro? Até o dia de hoje, eu só sabia, só sentia um lado, o marginal, o suburbano, o que sempre leva a culpa, o que quase sempre é parado pra levar um baculejo, sempre o suspeito. Quando a situação é ruim, a coisa é preta, o neguim de cabelo ruim, piadas, risos e deboches. Mas o que esperar de um jovem negro da periferia onde a criminalidade anda solta, onde sempre, sempre o dia é tentado a usar drogas ou pegar numa arma. E pra que? Ganhar moral, status, se sentir seguro. E a escola onde a tensão bate na sala de aula todo o dia. Quando a professora entra sentimos a tensão no rosto dela.

Nunca vou me esquecer de uma conversa:

“- Hoje é dia de prova e eu não sei de nada”
“- tu trousse a pesca? ”
“- eu trousse algo melhor, vamos tirar 10”

E ele me mostrou uma arma

“- vamos falar com a professora”

E eu, covarde que sou, saí correndo.

Afinal que perspectiva eu poderia ter? Bem, terminei o fundamental, o médio e para o que um dia me falaram que “Universidade, Diego? Não é coisa pra ti não pra preto e pobre”. Consegui entrar com muitas dificuldades, entrei, pensei que iria ser diferente, mas lá vou eu começar de novo.

Hoje sou menos suspeito, menos marginal, ganhei até um pouco de respeito, mas ainda convivo com as mesmas piadas, risos e deboches.

Meu objetivo? Voltar a escola da mesma periferia onde eu moro e mostrar para os estudantes, que a universidade é lugar todos e todas, não importa sua cor, religião, opção sexual.

Universidade também é da periferia!
Graduando em Geografia (UECE)

Postagem Anterior --- Postagem Recomendada --- Postagem de uma amiga


Nenhum comentário:

Postar um comentário