quarta-feira, 27 de maio de 2015

Um grande momento de aprendizado

Imagem da Internet
                Depois de um dia exaustivo de aula estava eu sentado esperando o ônibus que interliga os campi da UFC para ir para um campus mais próximo de onde moro.
                Enquanto estava esperando chegou uma senhora. Ela me cumprimentou e sentou ao meu lado dizendo que via em mim uma “aura boa, uma aura calma e tranquila”, também disse que boa parte dos transeuntes dali tinham isso também e por isso ela gostava de passar por ali para conversar com as pessoas, mesmo reconhecendo que algumas pessoas ela nem queria conversar.
                Passamos um tempo conversando quando uma aluna chega e pergunta se sei que horas o ônibus vai chegar, digo que não, mas como ela ia pega-lo acaba sentando com a gente e conversa também.

                A senhora novamente toma a palavra e todo aquele momento de “boas energias” é deixado de lado quando ela começa a falar dos problemas de saúde, foca no câncer na garganta, se bem me lembro. Na hora fico um pouco assustado, porque não sei o que dizer, por ela dizer que estava ali, mas que naquele momento estava morrendo também.
                Ela deixa a doença um pouco de lado e nos conta que era aluna de Direito, mas não chegou a terminar, conta que tinha 57 anos (ou 53?) e que estava longe de se aposentar. Depois de algumas informações volta a falar nos problemas de saúde, então ela olha para a outra garota e depois para mim e pergunta se quando tivermos formados ainda vamos reconhecê-la na rua.
                Confesso que bateu uma angustia, porque ela também nos contou que já desistiu de lutar contra sua doença, mas a garota toma a situação para si e diz que sim, que ainda iremos reconhecê-la. Então a senhora começa a falar dos problemas em casa que não tem dinheiro nem para comer e pergunta se não temos nenhum valor para ajuda-la. Eu realmente não tinha, mas tinha uma maçã na bolsa e era tudo que tinha para oferecer, ela aceitou e agradeceu muito.
                Diante dos agradecimentos pedi a ela que continuasse tentando e procurando cuidar da saúde, porque iríamos demorar a terminar a graduação e tínhamos que cumprir a promessa de reconhecê-la, então firmamos um acordo com um aperto de mãos onde cada um iria fazer sua parte para o futuro: eu estudar e ela cuidar da saúde.
                Em seguida a senhora nos abraçou, se despediu e foi embora mais contente do que quando chegou...

                ... não sei explicar, mas meu cansaço até foi embora depois.





Nenhum comentário:

Postar um comentário