sexta-feira, 29 de março de 2013

Terceiro Ano...um dos mais difíceis


            Esse ano será um ano muito difícil para alguns amigos meus. Ano de estudar feito louco para passar no ENEM. Infelizmente essa é a realidade, o sistema de aprovação, mesmo com a existência de cotas, é excludente, pois não há vagas para todos. Isso é uma realidade que já chegou a me entristecer por ter visto de perto esse fato. A minha felicidade na aprovação é a tristeza de um que não conseguiu ser aprovado.





            Porém não temos escolha, então o único jeito é estudar para passar. E cuidado, porque nesse caminho existem muitos perigos. Constantemente irão aparecer barreiras para atrapalhar seus sonhos, e vindas de locais que muitos nem imaginam, talvez barreiras impostas pelas próprias famílias ou amigos.
            Muitas vezes o próprio cansaço se tornará a maior barreira. Lembro bem das quintas-feiras estressantes, onde eu saía tarde da noite do pré-vest já cansado e ainda iria pegar um ônibus demorado para chegar em casa e voltar a rotina por mais dois dias até chegar o domingo, que era o único dia de descanso.
            Sei bem um pouco do fardo que muitos irão carregar durante esse ano. E logo depois do cansaço virá o medo da reprovação, uma angústia que abala as estruturas de muitos estudantes e que acaba deixando muitos para trás, mas digo “calma, paciência, relaxem”. Angústia não irá ajudar ninguém, não percam a paciência e nem o foco.
            Vocês não estão sozinhos nessa batalha, aqueles que estão ao seu lado estudando irão ajuda-los e aqueles amigos que já conseguiram passar também não mediram esforços para ajuda-los. Peço até que meus amigos me procurem quando quiserem. Ajudarei da forma que puder.
            Não quero assustar ninguém, só quero avisar um pouco de como não será um ano fácil e pedir para que nunca desistam. Cansaço, angustia, tristeza e muitas outras barreiras que fazem o fardo pesar serão aliviados quando você ver seu nome na lista de aprovação. É uma sensação libertadora que te deixa livre, por isso recomendo que todos se esforcem. Quero que sintam a mesma sensação que eu senti...


Aprovado em Matemática Industrial - UFC





Nenhum comentário:

Postar um comentário