terça-feira, 29 de julho de 2014

A persistência da memória

Toda vida que olho para o quadro logo a baixo fico me perguntando o que ele representa, mas hoje tento ir além disso, o que ele representa para mim? O que consigo ver nessa imagem surreal?

A sensação que eu tenho é de que o tempo nunca é exatamente igual e que cada um de nós é capaz de encarar e utilizar o tempo da sua maneira, então será que o tempo vai depender da forma como o encaramos? E tento ir um pouco mais além, apenas tento, porque constantemente organizamos nossa vida em função do tempo que nós temos, mas se o tempo depender da forma como o encaremos, então somos nós os verdeiros responsáveis por nossa "falta de tempo"?

Já dizia meu pai: tempo é questão de prioridade.

Mas, enfim, o que VOCÊ ver nessa imagem? O que ela representa para você?

A persistência da memória - Salvador Dalí

Um pouco mais sobre o quadro:

Em sua auto-biografia, Dalí conta que levou duas horas para pintar grande parte da obra (do total de menos de cinco horas), enquanto esperava sua esposa, Gala, voltar do teatro. Neste dia, o pintor se sentira cansado e com uma leve dor de cabeça, não indo ao teatro com sua esposa e amigos. Ao retornar do filme, Dalí mostrou a obra a sua esposa, vendo em sua face a "contração inequívoca de espanto e admiração". Ele então, a perguntou se ela achava que em três anos ela esqueceria aquela imagem, tendo como resposta que "ninguém poderia esquecê-lá uma vez vista".




P.S.: Antes que alguém me critique por ter usado a Wikipédia como fonte quero dizer que acredito que ela pode ser uma boa fonte se for bem utilizada, assim como qualquer outra leitura bibliográfica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário