domingo, 7 de abril de 2013

Deputado Estadual Jovem


Assembleia Legislativa do Ceará

              Em 2012 eu tive a oportunidade de participar de um projeto que permitiu o aumento do meu conhecimento e da minha opinião sobre os diversos assuntos que envolvem a sociedade a política do estado do Ceará. O projeto foi o programa Protagonismo Infanto-Juvenil, que institui o Parlamento Infanto-Juvenil Cearense e o Parlamento Jovem Cearense.
                Criado pela Assembleia Legislativa do Ceará, o programa permitiu que crianças e adolescentes tivessem uma vivência política mais forte, pois tivemos formações de como funcionava a assembleia legislativa e que como era feito à criação de um projeto de lei. No final de três dias seguidos de formação, foi criado o Parlamento Infanto-Juvenil Cearense e o Parlamento Jovem Cearense, nós passamos a ser chamados de Deputados Estaduais Jovens.



                A ideia não era que apenas conhecêssemos o funcionamento da casa do povo e sim que tivéssemos a oportunidade de ver de perto o trabalho de um deputado estadual. O parlamento se organizou de acordo com as comissões temáticas e teve eleição para mesa diretora, assim como é feito com os deputados eleitos pelo povo. Cada membro do parlamento também tinha que elaborar um projeto de lei e iria passar por aprovação no nosso próprio parlamento. Resumindo, foi um projeto que mudou a visão de muitos sobre o trabalho do deputado.
                Meu projeto de lei foi voltado para o lado ambiental, afinal tenho esse lado bem fortalecido por causa das experiências com o GEMA (Grupo de Estudos do Meio Ambiente). A ideia era bem simples, porém complicada de ser implementada, pois envolvia mudanças nos órgãos estaduais. Eu queria transformar um dos trabalhos do grupo em lei.  O projeto foi enviado para o parlamento jovem e eu não estive presente no dia que ele foi analisado pelos deputados jovens, infelizmente eu estava doente no dia. Segundo um deputado jovem e amigo meu, o projeto foi aprovado e agora ele está guardado nos registros da assembleia legislativa esperando que algum deputado estadual se encante com ele e leve para os outros deputados eleitos pelo povo.
                Infelizmente o nosso parlamento acabou por volta de seis meses depois de iniciado. Como eu não estava presente no dia, por causa da doença, o que sei é que resolveram acabar com o parlamento por causa da candidatura a prefeito do, na época, Dep. Roberto Cláudio que era o presidente da mesa diretora. Todos ficamos tristes, porque queríamos continuar com a experiência, mas todo o conhecimento e as amizades que o programa me trouxe irei levar para toda a vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário