sábado, 17 de agosto de 2013

Nunca desista do seu sonho

                Esse texto vai parecer apenas mais um texto como todos os outros que falam sobre a experiência de um aluno no terceiro ano do ensino médio, contudo ainda sim quero compartilhar essa minha pequena história com todos.
                Acho que uma das maiores dúvidas que cercam os alunos do terceiro ano é se eles vão conseguir passar no curso sonhado na universidade sonhada. Esse medo gruda na mente de um vestibulando de tal forma que é capaz até de desmotiva-lo. Alguns, porém, conseguem a façanha de tirar forças daquele sonho, que muitos consideram impossível e é.

                Sim, o sonho de passar para o seu curso do sonho é impossível. Isso porque é raro conhecermos uma pessoa que conseguiu, principalmente se você é um estudante que não tem tantas condições financeiras e estudou a vida toda em escola pública, porém o impossível é apenas uma questão de visão.
               Tudo no nosso mundo é considerado, por muitas vezes, como impossível, mas basta a primeira pessoa ir lá e realizar aquela façanha tida como não possível para todos verem que aquilo é possível. E é aí que você entra, meu caro amigo do terceiro ano, em especial você, que estuda em escola pública; que não tem tantas condições financeiras; que tem dificuldades nos estudos; que tem amigos e familiares não acreditando no seu sonho. Você é a pessoa responsável por mostrar que o impossível é possível, será você que terá que manter a cabeça erguida para enfrentar todas as dificuldades e alcançar seu objetivo. Não pense que está sozinho, veja ao seu lado, muitos outros estudantes estão na mesma situação, não os trate como rivais ou concorrentes, unam-se e juntos vão mais longe.
               Quando eu estive no meu terceiro ano, muitos falaram que dificilmente conseguiria passar no curso que queria. Simplesmente porque eu queria cursar engenharia de controle e automação na Universidade Federal de Ouro Preto, e por eu ser do Ceará e estudante de escola pública, dificilmente iria conseguir passar. Infelizmente algumas dessas pessoas por alguns momentos me convenceram, mas quando parava para refletir via que meu sonho era possível.
               Dediquei-me aos estudos, abri mão de algumas diversões, abri mão da presença constante da minha família. Tinha em mente que meu esforço iria ser recompensado, e por mais que tivesse aberto mão da presença constante dos meus familiares, eles ainda estavam ao meu lado e que a minha diversão tinha se tornado os estudos, meus amigos tinham entrado para minha família também.
                Porém o peso da pressão feito por outras pessoas e por nós mesmos vai fazendo com que nos curvemos diante das dificuldades, mas meus amigos me reergueram e juntos buscamos realizar o sonho de todos.
             Não passei de primeira na engenharia, mas passei em matemática industrial que era a minha segunda opção, passei em uma das universidades mais disputadas do país, a UFC. Isso deu uma carga de motivação muito grande, decidi concluir o curso de matemática industrial, realmente me apaixonei pelo curso e quando eu menos esperava recebo um e-mail. Esse e-mail era da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), sabia que era um e-mail falando de mais uma convocação, mas minha posição na classificação geral era muito alta para eu conseguir entrar, então deixo esse e-mail de lado.
                Dois dias depois recebo uma mensagem no Facebook. Era um convite de uma república mineira, acho estranho aquela mensagem e volto no meu e-mail, abro a mensagem da UFOP, clico no link da convocação, “nossa era a quinta convocação” pensei na hora, clico no link dos convocados da engenharia e estava lá...estava lá o meu nome. Sim, aquilo era real, fui aprovado no curso dos meus sonhos.
               Apesar da aprovação vou concluir meu curso na UFC primeiro, não que eu tenha desistido de fazer engenharia, mas ao concluir o curso na UFC terei expandido meu conhecimento e sei que isso vai ajudar muito para quando decidir concluir engenharia, mas isso não vem ao caso. O que quero mostrar é que seu sonho é possível, basta acreditar.
                Não venha me dizer que você não vai conseguir e também não abaixe a cabeça porque dizem que você não consegue, basta apenas que tenha uma pessoa que acredite que você é capaz. Essa pessoa tem que ser você, acredite que é capaz, porque assim também vou acreditar que você é capaz...






2 comentários:

  1. Parabéns *-* Só acho que você deveria ir, ainda lembro da sua voz no telefone quando descobriu que não havia conseguido. Quero muito que você fique bem e realize seu sonho *-*
    Se cuida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mas algumas cadeiras na Matemática Industrial poderão ser aproveitadas na engenharia. Sem falar que a experiência e o conhecimento que vou ter de matemática aplicada poderá fazer com que eu me torne um engenheiro de controle e automação mais completo...

      Excluir