quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Pudim de Coca, Me leva na mala e SiSU

Começar esse texto trazendo duas notícias um pouco, como posso dizer, inesperadas e que para alguns terá um teor cômico o que pode ser resumido em:



Fonte de um jornal de verdade: http://bit.ly/1lOW6lz
                A primeira notícia vem direto dos nossos vizinhos argentinos. Um funcionário troll da empresa que fornece pudins da marca Carrefour para a rede de supermercados da mesma marca digitou na embalagem que o pudim de baunilha tinha 12g de cocaína, ou seja, era aquele pudim com um toque especial, um ingrediente extra. A empresa notou o erro e pediu desculpas para o cliente afirmando que foi apenas uma brincadeira de mau gosto. Com certeza irão recolher os produtos ou trocar a embalagem, então fica a dica para o Maradona ir comprar o pudim antes que retirem de circulação.

Fonte de um jornal de verdade: http://bit.ly/1dXIN1t
                A segunda notícia vem da parte de cima do nosso continente (Eita que a América está gostando da zueira), vem dos EUA. Sabe quando aquele nosso amigo vai fazer uma viagem e a gente pede para ir na mala? Pois foi isso que aconteceu. Um homem vindo do México tentou entrar no país com uma mulher tailandesa dentro de uma mala. Sim, ele fez isso e sim, ela coube dentro da mala. Para o azar dos dois a polícia descobriu e a mulher vai ser processada e pode ser deportada.

Agora se você leu até aqui mesmo achando minhas piadas sem graça e um pouco pesadas, peço que leia o resto, porque a continuação é que realmente é o foco dessa postagem.

                Nessa semana muitos brasileiros receberam suas notas do ENEM e estão se inscrevendo no SiSU – Sistema de Seleção Unificada – onde diversos cursos de várias universidades do país estão oferecendo vagas e os dois assuntos mais comentados pelas pessoas na internet, que eu tenha notado, é sobre aqueles alunos que tiraram notas altas, mas não querem engenharia, nem direito e nem medicina e as cotas que sempre gera uma polêmica. Sobre as cotas vou deixar para falar em outro texto, por enquanto vamos focar no outro assunto.
                Você passa um bom tempo estudando e se dedicando para tirar uma boa nota no ENEM e vai lá e tira uma nota de 650 pra cima e a maioria das pessoas ao seu redor começa a perguntar qual engenharia você vai escolher ou se vai ser medicina ou direito.
                Esses cursos são historicamente mais aceitos na nossa sociedade, dar um ar de status, então para algumas pessoas se você consegue uma boa nota significa que você tem uma inteligência alta suficiente para fazer uma engenharia, só que aí eu pergunto, por quê? Se você tira uma nota alta você tem capacidade de fazer qualquer curso, não acha? NÃO! Também não. Tirando algumas exceções, é claro, não importa a sua nota você vai ter capacidade de cursar aquele curso que mais se adequa a você, aquilo que você gosta, que tem vontade. É claro que pode até fazer um curso que não tem nada a ver com você, mas vai suar um pouco mais para acompanha-lo.
                Nessa história toda eu vi alguns amigos que tiraram notas altas sendo criticados e pressionados apenas por quererem cursos como Física, Matemática, Matemática Industrial, Geografia, Filosofia, Biologia, Geologia e por aí vai, para algumas pessoas eles estão desperdiçando a nota alta. Por que que esses cursos não podem ter notas altas? São cursos tão importantes quanto uma engenharia ou medicina. Agora se continuarmos a desvalorizar esses cursos e a aceitar sempre ficaremos nesse mesmo ciclo. Depois vão reclamar que o país não valoriza o conhecimento científico... esses cursos são da área de ciências!
                Então, meus amigos, peguem suas notas e vão buscar suas vagas nos cursos dos sonhos sem se preocupar com as críticas. Pegue o seu 900, 800, 700, 600...e vá atrás do curso que te faz feliz, seja ele Filosofia, Ciências Sociais, Matemática, Matemática Industrial, Estatística, Física, Letras, Eng. de Controle e Automação, Editoração, Design de Moda, Sistemas e Mídias Digitais e por aí vai que nos vemos daqui há um tempo no trote da universidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário