domingo, 31 de agosto de 2014

Devaneios Universitários nas eleições de 2014

TSE

                Dizem que futebol, política e religião não se discutem. No que se refere ao último, foi o único que ainda não debatemos no blog, ainda, mas futebol já, e de uma forma bem crítica, e política sempre esteve tangenciando nossos temas, fora algumas exceções onde tocamos diretamente no assunto. Na verdade, todos os temas sempre estão conectados aqui no blog.
                No entanto, dessa vez iremos focar mais ainda na política. Assim como no mês da Copa do Mundo tivemos um mês especial dedicado ao assunto, dessa vez teremos um mês dedicado às eleições. Funcionará do mesmo jeito, a dinâmica das eleições é que conduzirá o ritmo de postagens do blog, só que dessa vez acredito que será algo bem mais puxado e que não sei se irei dar conta, mas vou tentar ao máximo.
                Antes de qualquer coisa já vou logo dizendo: não sou imparcial, não acredito em imparcialidade, vou defender minhas ideias e posicionar-me sempre que necessário. Entretanto isso não impede que eu compartilhe com todos os leitores opiniões contrárias as minhas. Quem ler o blog há um tempo já sabe como funciona a dinâmica dele.

                Para quem gosta de ler análises políticas será um prato cheio e para quem gosta de charges, preparem-se para engordar com isso. Então posso garantir que teremos um mês bem produtivo. Não posso garantir que teremos muito texto na página Ágora ou na Lupa Pública, afinal requerem um tempo maior, mas não irá faltar texto.
                Ah... não posso esquecer de já ir pedindo desculpas aos leitores de outros Estados, porque vou focar bem mais nas eleições do Ceará. Porém qualquer novidade poderá ser enviada para nós pelo nosso contato ou pelo Facebook.
                E como não podia faltar, teremos novidades para essa semana especial. A primeira é trazer para o leitor um maior contato com os candidatos. É fato que nas eleições os candidatos com maiores recursos financeiros possuem uma chance maior de serem eleitos, afinal são eles que estão constantemente produzindo material de divulgação e viajando por todas as regiões. Porém dessa vez existe outro meio bastante eficiente que poderá ser utilizado por todos, a internet, mais especificamente o Facebook.
                Você verá diversas páginas de candidatos, então criamos listas de interesses no Facebook onde estou colocando lá as páginas dos candidatos para que você possa ver tudo que eles postam. É bem simples, na lista dos candidatos a presidência terá lá todos os candidatos que encontrei páginas. Para o senado a mesma ideia e para Deputados, estaduais e federais, é que está sendo mais complicado por conta do grande volume de candidatos, por isso caso conheçam alguma página nos mande para que possamos adicionar.
                A outra grande novidade, que ainda nem sei se vai dá certo (kkkkk), é gravar conversas com os candidatos ao Governo do Estado do Ceará. A contagem dá certa: uma semana para cada candidato, porém, não sei se terei tempo e nem se os candidatos terão tempo para mim, mas acredito que pelo menos dois irão conversa comigo. (Espero cumprir essa promessa para vocês)
                Esse ano teremos eleições para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual.

   ·         PRESIDENTE

                Temos 11 candidatos a Presidência da República tentando cativa-lo para conseguir seu voto. E funcionará de uma maneira bem simples: quem tiver 50% dos votos válidos no primeiro turno, está eleito, caso isso não aconteça os dois melhores colocados irão disputar o segundo turno e quem ganhar ganhou, quem perder perdeu (Usina de Pensamentos entenderá bem isso) e ficará no comando por quatro anos.

   ·         GOVERNADOR

                Para ocupar o cargo principal do executivo no Estado é preciso passar pelo mesmo sistema da eleição para presidente: quem tiver 50% dos votos válidos no primeiro turno, está eleito, caso isso não aconteça os dois melhores colocados irão disputar o segundo turno. Aqui no Ceará contaremos com quatro candidatos buscando seu voto.

   ·         SENADOR

                Aqui é preciso bastante atenção. Você elegerá somente um candidato, mas esse candidato só irá sair de lá daqui a oito anos, ou seja, mandato de oito anos e ganha quem tiver mais voto. O senador estará lá representando o seu Estado e tem como funções exclusivas:

- Processar e julgar: Presidente da República, Vice Presidente, Ministros do Supremo Tribunal Federal, Membros do Conselho de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, Procurador-Geral da República, Advogado-Geral da União e, nos crimes conexos ao Presidente e Vice, Ministros de estado, Comandantes da Forças Armadas;
- Escolher: Ministros do Tribunal de Contas indicados pelo Presidente da República, Presidente e Diretores do Banco Central do Brasil, Procurador-Geral da República, Chefes de Missão Diplomática e outros cargos que a lei determinar;
- Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;
- Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

                Então muita atenção na hora de escolher o seu senador. Aqui no Ceará teremos quatro candidatos.

   ·         DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL

                Nesses dois temos candidatos (pra caralho) em certa quantidade considerável e a eleição que dá um nó na cabeça e confesso que nem eu entendo direito, mas isso resolvemos fácil:





                Então por enquanto é isso. Fiquem atentos ao blog, nos sigam no Facebook, assinem como email, deem uma olhada na Usina de Pensamentos, no Metapensamentos e no Miolo do Henrique.

Ah e se vai votar pela primeira vez e está curioso para saber como é: olha esse simulador!




Nenhum comentário:

Postar um comentário