quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Superioridade das quatro rodas?

                Levante as mãos todos aqueles já foram quase atropelados por causa de um motorista que se achava o rei no trânsito!!!


                É engraçado a postura no trânsito de alguns motoristas que circulam na nossa cidade. Muitos querem ter sempre a preferencial, ou passar pelas calçadas, passar na frente de todos sem respeitar outros motoristas, pedestres e ciclistas. Nessas últimas semanas passei por diversas situações do tipo e resolvi enumera-las e fazer alguns comentários:


 1.       Buzinar sem necessidade

                Essa é clássica. Sempre tem no trânsito aquela pessoa mais irritada que não aguenta esperar o trânsito lento e começa a buzinar. Entendo que você está irritado, mas ficar buzinando não vai acelerar o trânsito, têm mais chances de te irritar mais e irritar outros motoristas. Em vez de ficar buzinando excessivamente no trânsito lento, que tal colocar uma boa música e começar a cantar? Sei lá...abra desça o vidro da porta e cante com o carro que está ao seu lado.

      2.       Se irritar com o ciclista

                O ciclista está sujeito as mesmas regras de trânsito que qualquer outro condutor, então, meus caros amigos motoristas, não adianta ficar reclamando no trânsito só por estarmos na sua frente. Sempre que estou pedalando tento ficar mais próximo do acostamento para não atrapalhar o trânsito, mas existem locais que isso não é possível, então entro um pouco mais na faixa e sou obrigado a escutar palavrões e buzinadas. Galera, tenham um pouco mais de bom senso com o ciclista, pois eles têm os mesmos direitos que todos.

      3.       Avançar a preferencial que é do ciclista

                   Essa eu confesso que me irritou um pouco. Estava eu em uma rua onde ela era preferencial em todos os cruzamentos, e para ser melhor, era uma descida, aproveitei para ganhar um pouco mais de velocidade sem correr tantos riscos, até que chega em uma rua e um carro avança a preferencial e quase me atropela. Amigo, quando tem uma placa escrito “Pare”, é para você parar e ver se não está passando nenhum carro, moto, ônibus e BICICLETA, e não para avançar quando ver um ciclista, porque quando eu estou na mesma situação, paro a bicicleta e espero o momento certo para passar, sem desrespeitar os outros.

      4.       Ciclista invisível

                    Nesse ponto vou mais fazer um pedido. Senhores condutores de veículos automotivos, quando forem ultrapassar um ciclista deem um pouco mais de espaço para evitar acidentes, porque é bem chato ter um carro passando colado em você, afinal, se acontecer um acidente o ciclista vai sofrer impactos bem maiores. Coloquem-se no lugar do outro.

      5.       Atravessando o semáforo

                   Isso aconteceu mais vezes envolvendo motociclistas. Vejo muito isso acontecendo, a pessoa vai atravessar a faixa de pedestres e passa um motociclista cortando a faixa, isso quando ele não passa colando em você. Também quero focar em um pedido para esse ponto, não façam isso, porque até vocês são pedestres quando descem da moto.

      6.       Autoridade máxima no trânsito

                Ah...quem nunca viu aquele motorista que se sentia o dono das leis. Duas situações bem incômodas para o pedestre, quando param em cima da faixa e quando usam a calçada. Já vi muitas vezes as pessoas parando seus veículos em cima da faixa de pedestres, mas isso não pode pela lei e até atrapalha o caminho do pedestre, sei que em algumas situações é muito difícil evitar, mas existem outras que as pessoas param na maior cara de pau. Fiquem de olho na faixa.
                Também tem aqueles que utilizam a calçada para fazer algumas manobras, principalmente quando estão saindo de um estacionamento. Quando estão saindo de um estacionamento até ele não tem muita escolha, mas ele tem a escolha de respeitar o pedestre e não de querer passar por cima deles. A calçada não é para um veículo transitar, então entre você e o pedestre, procure deixar o pedestre passar primeiro ou esperar que eles deixem você passar, porque é bem chato você estar andando e uma Hilux quase lhe atropelar e ainda reclamar de você está passando.

                Já ia esquecendo uma. Quando forem estacionar o carro vejam se não tem nenhuma rampa de acesso para deficientes, porque é muito comum estacionarem na frente da rampa. Vamos respeitar os deficientes físicos, porque hoje a gente não é, mas amanhã podemos ser.

E para finalizar:




Nenhum comentário:

Postar um comentário